O que pedir no restaurante japonês ?

É extremamente angustiante quando chegamos ao restaurante e não sabemos o que pedir, pior ainda quando não se conhece exatamente o que é cada prato, o que se deve pedir na entrada ou quando você não sabe o nome do prato que você mais gosta. Essa situação é comum nos restaurante japoneses.

É extremamente angustiante quando chegamos ao restaurante e não sabemos o que pedir, pior ainda quando não  conhecemos exatamente o que é cada prato, o que se deve pedir na entrada ou quando  não temos certeza  do nome do prato que mais gostamos. Essa situação é comum nos restaurante japoneses. Recebi diversos pedidos para escrever um post para ajudar as pessoas a fazerem o pedido no rodízio de sushi.

Como prato de entrada sempre peço um sunomono:

Sunomono é uma salada japonesa a base de pepino japonês temperado com sakê. Geralmente o sunomo vem acompanhado com frutos do mar (peixe, camarão e polvo).

 

 

 

 

 

 

O prato de entrada não se resume a “01 prato de entrada”, pelo menos pra mim 🙂 Depois do sunomono sempre peço  lâminas de sashimi. As vezes meus amigos saem chateados por que esqueceram de comer sashimi, cansei de ver as pessoas abrirem mão das maravilhosas lâminas de peixe. Esse tipo de vacilo não dou mais.

Sashimi é uma iguaria da culinária japonesa que consiste de peixes e frutos do mar muito frescos, fatiados em pequenos pedaços e servidos apenas como algum tipo de molho no qual ele pode ser mergulhado (geralmente shoyu)

 

 

 

 

 

Alguns tipos de frituras também são consideradas pratos de entrada, mas prefiro partir para os especiais da casa, geralmente são sushis com pouco arroz como os Jôs (tradicional), os dragons e etc. Cada restaurante nomeia da forma que lhe convém.

O Jojo é um tipo de sushi que o bolinho de arroz é envovildo por uma lâmina inteira de peixe (peixe branco, atum ou salmão) e que no topo contém um recheio (pasta de salmão, camarão, atum e etc).

 

 

 

 

 

 

Esse sushi ao lado é o Especial Roll do sushi Skilus Ilha do Leite (cream cheese envolvido por uma lâmina de salmão maçaricado, molho tarê)

 

 

 

 

 

 

Podem perceber que até agora arroz é um ingrediente raro nas minhas escolhas. Ainda não é agora que vou para os sushis tradicionais. Chegou a hora das frituras (ninguém é de ferro).

Tempurá é peixe, camarão ou legumes empanado por farinha especial e frito no óleo. Bom demais hein ?! 🙂

 

 

 

 

 

 

 

Hot Roll é bolinho de arroz recheado com cream cheese e frutos do mar ( kani, peixe, camarão) envolvido por massa folheada.

 

 

 

 

 

 

 

Hot Filadélfia ou Carioca segue a mesma linha do Hot roll, a diferença é que o bolinho de arroz recheado é envolvido por alga  empanada com farinha de tempurá.

 

 

 

 

 

 

Depois de ter dado um rápido passeio pelas frituras peço o tradicional niguiri.

Niguiri é uma lâmina de frutos do mar (peixe, kani, camarão, polvo) sobre o bolinho de arroz.

 

 

 

 

 

 

 

Se sobrar espaço na barriga peço um sushi doce qualquer, contanto que seja bom 🙂

Hot roll Cartola: bolinho de arroz recheado com banana envolvido por massa folheada com cobertura de leite condensado e polvilhado com canela.

 

 

 

 

 

 

Bola de sorvete de flocos envolvida por massa crocante folheada coberta de chocolate.

 

 

 

 

 

 

 

Geralmente não peço makinomono nem  temakis nos rodízios, este último prefiro comer nas temakerias. Espero que tenham gostado das minhas dicas, na verdade, essas são minhas preferências atualmente. O que você pede no rodízio de sushi ?

Todos os comentários

  • Na verdade prefiro trocar alguns fritos pelos Temakis…Camarão com CreamChease no Gokon e TEmaki Zen no Zen =p …sem deixar de lado os cariocas que são obrigatórios…de resto o Sunomono de salmao com pepino,do jeito que eu gosto e pra finalizar um Misushiro nos rodizios que oferecem…tbm é muito bom comer alguns Niguiris de Polvo…meu gosto pra Sushi é bem pessoal =D

    Gian 29 de agosto de 2011 Responder
  • Dessa sua sequencia, tenho que concordar que sempre dou o vacilo e esqueço do sashimi. rsrsrsrsrsrs… Também não sou muito chegado nas frituras nem nos doces e pelo menos um temaki tem que rolar…Flw…

    Cicero Mairton 29 de agosto de 2011 Responder
  • Como é o nome dessa ultima sobremesa ?

    Luiz Henrique 2 de setembro de 2011 Responder
    • Essa sobremesa éservida no Itiban, se não me engano é o tempurá de sorvete. Abraços!

      Rafael Cavalcanti 4 de outubro de 2011 Responder
  • Reparei que a nomenclatura de vários sushis são diferentes dos falados por aqui… e sushi de massa folhada eu nunca provei, ou procuro ou faço eheheh
    é assado mesmo?

    Mrcs 15 de setembro de 2011 Responder
    • O Hot Roll de massa folhada é frito da mesma maneria do Hot Filadélfia (carioca).

      Rafael Cavalcanti 4 de outubro de 2011 Responder
  • Incrível! Deu água na boca essa leitura (como sempre). UHIAUHSUHIAUUSHIUAHIUSIHUAHUA
    Amo um sushi doce, sempre sobra espaço pra ele. ^^

    Minea 21 de setembro de 2011 Responder
  • Bem bacana, me ajudou.

    Jean 7 de março de 2014 Responder
  • Suas dicas são boas para “rodízio ” ou Temakeria, mas endico ir a restaurantes tradicionais.

    Antônio sushimen 3 de setembro de 2015 Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.