Conheça 10 curiosidades sobre o sushi

Conheça 10 curiosidades sobre o sushi, o segundo prato mais apreciado pelos brasileiros.

sushi-recife-post

  1. Queridinho dos brasileiros: O sushi se tornou o segundo prato preferido dos brasileiros, perdendo apenas para o churrasco. Veja nove fatos curiosos sobre essa deliciosa iguaria.

    Nos últimos anos, a culinária japonesa conquistou o paladar dos brasileiros. Uma pesquisa realizada pelo site de comércio online Groupon mostrou que o sushi é o segundo prato preferido da população, perdendo apenas para o churrasco.

  2. O arroz: No sushi moderno, o arroz e peixe cru ou crustáceo são os principais elementos da iguaria, mas nem sempre foi assim. No século VIII, o arroz era utilizado como uma camada protetora, usada para conservar o peixe após ele ser salgado. Na hora do preparo, a camada era retirada e o arroz descartado.
  3.  O salmão chegou depois: O peixe cru sempre foi parte da culinária japonesa, mas o salmão não. Ele foi apresentado aos japoneses na década de 1980, pelos noruegueses. Só então ele passou a fazer parte do preparo do sushi.
  4. Como surgiu o Temaki: Existem duas versões para a criação do temaki: A primeira versão é que o temaki nasceu no século 19 como uma opção de comida rápida, vendida em quiosques, para os japoneses que que não tinham acessos ao restaurantes devido ao alto valor, a segunda, é uma versão de fast-food japonês criada no pós segunda guerra, já que o país se encontrava devastado fisico e economicamente. O certo é que o temaki surgiu como opção mais barata.
  5.  Precursor do fast-food: Por volta do século XVIII, o sushi era usado como uma espécie de fast-food. Na época, os restaurantes locais procuravam uma forma de produzir um tipo de comida rápida e em larga escala. O peixe usado era mergulhado em molho shoyu para garantir a preservação, ao passar do tempo, o sushi se tornou uma iguaria cara no Japão.
  6. Nada de hashi: Apesar de parecer estranho para os ocidentais, o jeito certo de comer sushi é com as mãos, e numa única mordida. Somente o sashimi deve ser consumido com a ajuda dos hashis, os famosos pauzinhos da comida japonesa.
  7.  Ponto certo do arroz: O arroz do sushi deve ser pegajoso. Se ele desmanchar na boca, não está no ponto certo. Para isso é utilizado um tipo de vinagre especial para arroz.
  8. Variações estrangeiras: Ao longo dos anos, o sushi ganhou várias versões diferentes, muitas feitas fora do Japão. A versão em que o sushi vem com o arroz na parte externa e a alga na parte interna com recheio de frutas e vegetais, por exemplo, foi criada nos Estados Unidos, por isso leva o nome Califórnia Roll.Outra variação feita nos EUA foi a substituição do atum pelo abacate, que muitos dizem ter a mesma textura do peixe, mas com sabor diferente.
  9. Disfarçando o odor: Além de temperar, o sal e o vinagre usados no preparo do sushi têm duas outras funções: ajustar a coloração e a umidade do peixe e disfarçar seu forte cheiro.
  10. Congelado ou fresco ?: Poucos sabem, mas o peixe usado no sushi deve ser congelado antes do preparo. A medida é uma forma de matar os parasitas que se instalam na carne do peixe. Essa regra, no entanto, muitas vezes é ignorada, porque o congelamento faz o peixe perder a textura, sabor e coloração. Sabe-se hoje que para o peixe não perder suas características básicas, o congelamento é feito por período mais curto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.