Natal japonês

Final de ano, todo mundo indo as compras, contanto os dias para reunir toda família no natal, celebrando o nascimento de Cristo e os japoneses, como eles comemoram essa festa cristã ?

Final de ano, todo mundo indo as compras, contanto os dias para reunir toda família no natal, celebrando o nascimento de Cristo e os japoneses, como eles comemoram essa festa cristã ?

Para os japoneses, o natal não é uma festa tradicional. Na verdade, o natal no Japão nem é considerado feriado, mas um dia de trabalho como outro qualquer. Além desse fato, existem muitas outras coisas interessantes sobre o natal japonês.

Como surgiu o natal japonês

Existem rumores de que o natal japonês surgiu durante a segunda guerra mundial e foi importado por ocidentais que migraram ou viviam no Japão durante essa época. Como o natal possui práticas muito comerciais, como a troca de presentes, compra de enfeites, árvores de natal, festas e confraternizações, o comércio japonês logo percebeu a grande oportunidade que tinha aparecido.

Sendo assim, durante a proximidade do natal no Japão, as lojas ficam abarrotadas de tudo relacionado ao Natal, além de serem decoradas e iluminadas conforme a ocasião. Ao que parece, o costume de elaborar decorações natalinas ficou tão apaixonante para o natal japonês que é possível encontrar enfeites luminosos nas ruas de várias cidades.

O fator religioso do natal japonês

Como a maior parte da população japonesa é budista ou xintoísta, o natal japonês não possui significado religioso, sendo apenas uma data para confraternização entre familiares, namorados, amigos e etc. Então, imaginar que os japoneses celebram o nascimento de Jesus Cristo no natal, é um completo engano.

O curioso é que o aniversário do imperador japonês é comemorado no dia 23 de Dezembro. E por ser aniversário do Imperador, essa data é considerada feriado nacional. Uma coincidência bem interessante, não acha? Como o único feriado próximo ao Natal é o aniversário de imperador, o dia 24 e 25 e Dezembro são dias de trabalho como outro qualquer.

O significado do Natal para os japoneses

Durante a década de 80, o Natal Japonês passou a ser associado com uma festa para namorados. Sendo assim, o natal era comemorado pelos amantes orientais de um modo completamente luxuoso, com jantar em restaurantes caros, troca de presentes, passar a noite num hotel de alto nível e muito champanhe para acompanhar a festa.

O objetivo de tanta coisa era simplesmente impressionar a companheira, nem que isso custasse o equivalente ao mês inteiro de trabalho do pobre coitado.

Atualmente, com a crise e outros fatores agregados, as coisas mudaram um pouco. O natal agora passou a ser sinônimo de festa familiar e confraternização entre amigos. Dessa forma, o natal japonês passou a ser caracterizado por várias festas residenciais, onde se reunem algumas poucas pessoas para troca de presentes, brincar no karaokê e se divertir um pouco.

Em festas assim, a decoração natalina é feita pelos próprios participantes da festa ou pelos donos da casa, se transformando numa festa mais simples e informal, mas sem deixar de demonstrar o carinho e dedicação aos companheiros de todos os dias.

O que comer no natal japonês

Ao contrário dos ocidentais, que comemoram o natal comendo peru, panetone, frutas e muito vinho, o jantar do natal japonês é caracterizado por um belo, crocante e temperado frango assado.

Apesar do frango assado (ou frito) ser um prato bem popular no natal japonês, os クリスマス ケーキ (bolos de natal) vêem ganhando muito espaço nas mesas dos nossos amigos orientais. O bolo de natal japonês geralmente é feito com pão-de-ló, morangos, creme de leite e enfeites de açúcar.

O Papai Noel

Papai Noel em japonês pode ser chamado tanto de サンタさん quanto de サンタクロース. Além disso, muitas crianças japonesas dizem acreditar na existência do Papai Noel, mesmo que ele não tenha olhos puxados :).

Outro costume interessante é o de deixar presentes ao lado das camas das crianças durante a noite do dia 24 de Dezembro, que em muitos casos possuem meias natalinas decoradas. Se você estava pensando que os presentes ficavam em baixo da árvore de natal, se enganou. Apesar da decoração das árvores de natal ser algo comum, não é costume dos japoneses deixarem os presentes em baixo delas.

Também já ouvi falar de duas lendas curiosas sobre uma versão japonesa do Papai Noel. Uma delas diz que o bom velhinho é um Robô gigante e a outra é que o “velho do saco” vem buscar as criancinhas que se comportam mal. Que coisa não?! Acredito que lendas desse tipo não são coisas muito comuns ou é apenas uma forma de manter as crianças quietas.

Como dizer feliz natal em japonês

De um modo resumido, conheço três formas básicas de dizer feliz natal em japonês:

クリスマスおめでとう!

Parabéns pelo natal, seria uma tradução ao pé da letra. Ela é uma palavra meio estranha por misturar elementos do inglês e japonês.

メリークリスマス!

Feliz natal!. Este é o empréstimo linguístico americano utilizado pelos japoneses. Vem da palavra Merry Christmas.

新年おめでとう!

Eu não conhecia esta palavra, mas como a encontrei em outros sites sobre cultura japonesa, resolvi citar aqui também. Dizem que ela também pode ser usada para dizer feliz natal, mas ela perece mais um feliz ano novo. Isso pode ter relação com as festas de fim de ano, mas não recomendo o uso dela sem um conhecimento previamente claro sobre o assunto.

Views:
28
Article Categories:
Curiosidades

Todos os comentários

  • Olá! A tabela do blog ta atualizada? Valeu!

    Rosa 28 de dezembro de 2011 Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.