Receita de temaki de chocolate para a Páscoa

No lugar do nori, o chocolate. No lugar do recheio tradicional de salmão, um ganache de chocolate. Foi assim que a doceira Simone Izumi transformou o tradicional cone japonês de arroz e sashimi em um saboroso temaki de chocolate.

A proprietária da marca Divas Chocolates Especiais ensina você a fazer esse doce, cujo recheio pode ser aproveitado para enfeitar bolos, mousses e tortas.

Ingredientes:
– 500 g de chocolate ao leite para fazer os cones;
– 500 g de chocolate para fazer o ganache;
– 300 g de creme de leite de caixinha;
– 2 colheres de conhaque;
– alguma base de chocolate (cones, copinhos, caixinhas);
– castanha do Pará para salpicar

Modo de preparo:

Derreta o chocolate no microondas na potência média (potência 5) por cerca de 2 minutos ou em banho-maria até que fique liso e brilhante. Cuidado para não entrar água.

Adicione o creme de leite e misture bem, até obter uma mistura homogênea. Agregue o conhaque. Está pronto o ganache.

Para fazer a base do temaki, despeje o chocolate derretido sobre um mármore limpo e seco e com o auxílio de uma espátula, faça movimentos de vai e vem até atingir o ponto certo de modelagem do chocolate.

Faça o seguinte teste: passe um pouquinho do chocolate no lábio inferior. A sensação deve ser de frio. Volte todo o chocolate derretido ao recipiente e misture vigorosamente para que a temperatura fique homogênea.

Coloque esse chocolate em uma base em formato de cone até que cubra todo o recipiente. Dê batidinhas para que o ar saia. Para que o cone fique oco, com a base de cabeça para baixo em movimentos circulares tire o excesso do chocolate.

Raspe o excesso de chocolate e bata a forma contra uma superfície forrada com papel manteiga. Leve à geladeira por cerca de 5 minutos ou até que se solte facilmente do molde. Utilizando um bico pitanga para saco de confeiteiro, recheie o cone com o ganache, previamente preparado.

Por último, salpique castanha do Pará. Graças ao conhaque que vai na fórmula, o temaki de chocolate dura 14 dias.

Fonte: Made in Japan

Todos os comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.